05 outubro 2009

O essencial de Cavaco neste 5 de Outubro


    No essencial, Cavaco Silva apagou com borracha escolar alguns traços e palavras redigidas a 29 de Setembro com lápis Viarco.
  1. Cavaco Silva pediu a união em torno dos "grandes ideais republicanos", ideais tais que reclamam dos agentes políticos um "esforço acrescido para a concretização da ética republicana e para a transparência na vida pública".
  2. E que da parte dos cidadãos, esses ideais exigem "uma atitude cívica mais empenhada e mais activa na defesa de uma República onde todos se revejam".
  3. "A República desconhece privilégios de nascimento, porque premeia o mérito e a vontade de alcançar uma vida melhor. É um regime de inclusão, que tem de conceder oportunidades iguais para a realização pessoal, familiar e profissional das pessoas."
  4. Observou Cavaco que não podem existir "barreiras artificiais" entre o poder e o povo, pelo que "os governantes têm de conhecer a realidade do país".
  5. Além disso os cidadãos, “têm o dever de participar na vida cívica, ao invés de se queixarem sistematicamente do Estado ou da classe política".
  6. Enfim, num plural extensivo e sem o singular de exclusão, disse: "Temos de vencer a tendência para nos lamentarmos de tudo e de todos, e de pouco fazermos para melhorar o que é de tudo e que é de todos."


As palavras escritas e como foram ditas
estão arquivadas em Notas Formais, para que conste

Sem comentários: