05 outubro 2009

Singapura. A quem de direito

Sobre Singapura, escreve João Santos Lucas.

"
Causou alguma estranheza o facto do MNE anunciar já em Fevereiro de 2009 que só abriria a Embaixada de Portugal em Singapura no mês de Outubro, a qual foi criada em 14 de Maio deste ano pelo despacho 12342/2009.

As decisões mais sensíveis a este respeito viriam a ser tomadas, não na calada da noite, mas no período de silêncio do Parlamento, o mês de Agosto, para serem postas em prática num período polarizado pela formação do novo governo, qualquer que fossem os resultados das eleições.

Calculismo frio que põe de sobreaviso qualquer cidadão informado.

Ora, pelo despacho nº 19725/2009, de 24 de Agosto de 2009, o Ministro Luís Amado determinou que o Conselheiro de Embaixada Jaime van Zeller Leitão fosse nomeado Encarregado de Negócios para abrir a Embaixada de Portugal em Singapura.

Quem é, porém, o diplomata Jaime van Zeller Leitão? Nasceu a 18.12.1956, filho de Jaime Jorge van Zeller Castro Leitão e de Maria Amélia Silva de Sousa Costa. Por coincidência, Jaime Van Zeller Leitão é primo direito de Jorge von Bedbur van Zeller Leitão casado com Filomena Espírito Santo Silva Ricciardi, filha de António Luis Roquette Ricciardi e de Vera Maria Cohen do Espírito Santo Silva.

Perante o enquadramento familiar e social do diplomata e tendo assistido ao relevo desmesurado e posição privilegiada concedida ao BES pelo Governo Sócrates, nomeadamente no que toca às iniciativas governamentais de internacionalização, de que poderá ter resultado prejuízo para o interesse nacional e um poder excessivo na selecção, canalização e concessão dos apoios através deste banco, fruto ainda da escassíssima oferta bancária nacional (que contrasta flagrantemente com os duzentos bancos em actividade em Singapura), afigura-se merecer esta nomeação uma reflexão atenta, mesmo um questionamento ao Governo e ao seu líder, ainda em funções, quanto ao processo e às garantias de isenção que a diplomacia económica deve assegurar de modo a colocar todos os bancos e todas as empresas, com particular destaque para as PMEs, em igualdade de oportunidades perante o apoio do Estado.

João Santos Lucas
Singapura

Sem comentários: