14 novembro 2009

Carreira. O Brasil olha a sério

Vagas para afrodescendentes
que queiram seguir carreira diplomática
e bolsas de 35 mil reais

O governo brasileiro abriu inscrições no âmbito do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco - Bolsa de Vocação para a Diplomacia. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), custeará estudos de candidatos negros que queiram se preparar para concorrer a uma das vagas no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Interessados podem se inscrever até 29 de novembro, no site com essa finalidade .

As oportunidades são destinadas exclusivamente a brasileiros natos que se autodeclarem negros. Os candidatos devem ainda ter concluído o Ensino Superior em instituições credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação). Não há restrição nas áreas do conhecimento. Os currículos dos participantes devem obrigatoriamente estar cadastrados e atualizados na Plataforma Lattes.

As provas serão aplicadas simultaneamente em 23 cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz, São Paulo, Teresina e Vitória.

Os aprovados receberão auxílios no valor de R$ 25 mil, a serem desembolsados parceladamente entre março e dezembro de 2010. A bolsa-prêmio deverá ser utilizada para o custeio de material bibliográfico e para o pagamento de cursos preparatórios ou de professores especializados nas disciplinas exigidas pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

Sem comentários: