05 dezembro 2009

Portugal está sem a Transparência


Há bastante tempo (desde 2006, cliquem p.f. ) que NV têm dado regularmente relevo a relatórios e notas da Transparency International, organização independente com inegável credibilidade mundial. E em 2007, já se registava-se aqui não ter a Transparency International uma representação acreditada em Portugal, sugerindo-se então que “alguma ONG portuguesa de consciência limpa” se candidatasse a essa função (não entra quem quer, mas quem tem perfil e provas de isenção).

Surge agora a informação segundo a qual um grupo de cidadãos vai formalizar uma estrutura que viabilize uma representação permanente da Transparency International no país, com adesão plena possível em 2012. E já não era sem tempo – Portugal é um dos poucos países da área económica europeia e Ásia Central (da Irlanda à Mongólia) com o pé de fora da organização que tem parceiros em 22 estados da UE (Chipre, Eslovénia e Luxemburgo e Malta acompanham-nos na omissão) que, nem por isso deixa de estar atenta, nos relatórios anuais, ao que nesta periferia acontece.

A Transparency International tem um escritório de ligação em Bruxelas, dirigido por Jana Mittermaier (telefone +32 2 234 77 23 e e-mail jmittermaier@transparency.org), todavia o secretariado para a Europa e Ásia Central está sedeado em Berlim - Paul Zoubkov é o coordenador do programa (telefone +49-30-34 38 20-22, e-mail ssavitskaya@transparency.org) e Miklos Marschall é o director regional (telefone +49-30-34 38 20-14 e e-mail mmarschall@transparency.org)

What is corruption?

Corruption is the abuse of entrusted power for private gain. It hurts everyone whose life, livelihood or happiness depends on the integrity of people in a position of authority.

Sem comentários: