05 julho 2010

Londres-Vaticano. Sem guerras de sacristia


Visita do papa ao Reino Unido (16 a 19 de setembro) é hoje descrita oficialmente em simultâneo em Londres e no Vaticano.

1 - Em Londres, a espinhosa missão coube a lord Patten of Barnes, representente especial do primeiro-ministro para a visita papal (e não mais alto), e ao arcebispo de Westminster Vincent Nichols, como consta aqui e nos termos e que o FO faz constar.

2 - No Vaticano, como habitualmente por via da Sala de Imprensa da Santa Sé e com as distâncias respeitadas.

3 - Curioso é observar que, neste caso, o Vaticano não evita confessar que "Aceitando o convite de Sua Majestade Isabel II, rainha do Reino Unido, e das Conferências dos Bispos da Inglaterra e País de Gales e da Escócia, Sua Santidade o Papa Bento XVI fará uma viagem apostólica ao Reino Unido"...

4 - ... sendo também curioso que o FO, sem grande ar protestante, não deixa de dizer que "é a primeira oficial visita papal ao Reino Unido, pois o papa João Paulo II fizera uma visita estritamente pastoral em 1982, mas esta visita, agora, irá combinar eventos pastorais (...) e eventos oficiais". E fica tudo preto no branco sem guerras de sacristia.

Sem comentários: