15 fevereiro 2011

Mais uma reflexão, tem que ser

Pedro Lourtie, na sessão de abertura (amanhã, 16, 10:00, no CCB) do workshop “Estratégia Europa 2020: Desafios ao Programa Nacional de Reformas”. A intenção é provocar reflexão sobre o Plano Nacional de Reformas que Portugal tem que apresentar, até abril, no quadro da Estratégia Europa 2020, iniciativa da UE que tem bandeira larga: crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

Diz-se e acredita-se piaamente que "este exercício é particularmente importante no quadro do modelo de governação que a UE está a desenvolver com vista a uma saída sustentada da crise económica e financeira", sendo dada também a clara e motivadora explicação de que "o Plano Nacional de Reformas, a apresentar por cada Estado-Membro, deve ser elaborado em articulação com o Plano de Estabilidade e Convergência, garantindo a coerência entre os dois instrumentos, com reformas que no curto prazo levem em conta a prioridade da consolidação orçamental e da correcção dos desequilíbrios macroeconómicos, contribuindo para o reforço da competitividade, do crescimento e do emprego"...

Na sessão de abertura do workshop participam, além de Pedro Lourtie, presentes também o secretário de Estado da Energia e Inovação e Coordenador Nacional da Estratégia Europa 2020, Carlos Zorrinho, e a chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Margarida Marques.

Falta muita calma para que a reflexão não tenha problemas de base correndo o risco de ser matéria para círculo sem tais problemas, o que é pena, mas o programa é este.

Sem comentários: