Diz Catherine Ashton que decidiu enviar hoje para a Líbia "uma misao de alto nível para ter informação em primeira mão e em tempo real, que servirá de base para as discussões que antecedem o Conselho Europeu Extraordinário da próxima sexta-feira". Explicita-se depois que a missão é "de caráter técnico" e é chefiada por Agostino Miozzo ®, o diretor de Resposta a Crises e Coordenação do Serviço Europeu de Ação Externa.
Passadas duas semanas sobre o que se sabe da Líbia ainda que em segunda mão e a quatro dias da reunião da instância máxima da UE, não é tarde nem é cedo - é inútil e não apaga graves erros de omissão europeia. Além disso, uma missão "de carácter técnico"... o que é isso mo contexto? E mais: o que anda a fazer a dúzia e meia de embaixadores dos estados membros acreditados em Trípoli e a respetiva coordenação/UE, além da própria delegação da UE? Estarão a enviar informação requentada e fora do tempo real? Catherine Ashton esgotou os canais ou na prática quer evitar uma censura à sua atuação, ou no parlamento europeu ou no próprio conselho?
1 comentário:
imagino que é de caracter tecnico e não politico diplomatico porque não deve estar mandatada negociar com nenhuma das partes libias, serve apenas para fazer uma fotografia da situação e certamente que terá reunião com os embaixadores.
Um pouco tarde, sem duvida.
Enviar um comentário