21 abril 2011

Os "antigos embaixadores"

A colocação das listas de "antigos embaixadores" nos sites das embaixadas não seria apenas simpático (além de bonito não se "matando" os antecessores) nem só para satisfazer curiosidades - seria um elemento de compreensão das relações bilaterais em cada país onde Portugal está presente e em alguns desses países "daria peso" a uma imagem que por vezes pouco parece pesar... Ou muito nos enganamos ou ninguém puxa isso dos arquivos e o trabalho não seria por aí além.

2 comentários:

patricio branco disse...

num barco da marinha de guerra que visitei, o anterior ne sagres, constavam os nomes dos comandantes com as respectivas fotografias desde o inicio.

Jose Gomes Martins disse...

Ora,ora aqui vou meter umas garfadas! Claro que eu servi, como manga de alpaca, 6 excelências e já não me lembro dos números dois. Acontece que quando os que agora são velhos ou o criador os chamou para o purgatório (nenhum diplomata entra directo para o céu) terá que ser, primeiro, purgado e penitenciar-se dos seus pecados que produziu na vida terrena, quando velhos ninguém se lembra deles.
.
Em 1995 o velho embaixador Mesquita de Brito (este vai direitinho para o céu), quando assumiu a gerência da embaixada de Banguecoque, teve a ideia de mandar pintar em quadros os seus predecessores. Pediu fotografias aos seus ex-colegas para que o pintor (francês) os pintasse fielmente.
.
Ficou obra fina e colocados na parede adjacente às escadas, que seguem para o primeiro andar da residência dos embaixadores. Embaixador Tadeu Soares, chegou a Banguecoque com toda a pujança e fazer da missão de Banguecoque, umas Nações Unidas pequeninas. Retirou os quadros apostos na parede e mandou arrumá-los nuns anexos de “cacos velhos”.
.
Não houve o cuidado de serem embalados e ficaram por ali a um canto. Doeu-me a alma de ver aqueles seus colegas, emoldorados, ao sabor do pó. Embrulhei aquelas preciosidades que bem ou más acções por eles praticadas, são uma parte da história da embaixada.
.
Alertei o embaixador Lima Pimentel que aqueles quadros deveriam ser pendurados num lugar qualquer que fossem vistos na missão e foram, depois, colocados numa parede da chancelaria nova.
.
Eu mesmo mandei pintar um quadro do Tadeu Soares por uma fotografia (sem grande uniforme) que tinha nos meus arquivos. Não houve problemas para meter a cara de Tadeu Soares num uniforme de um seu colega.
.
Ora em Janeiro último fui votar para a eleição do Presidente da República e lá estavam, pendurados, os 9 embaixadores que tinha passado pela missão. Bem não sei se ainda lá estão ou se mudarem de lugar..

Cada embaixador de caía na Embaixada de Banguecoque nunca estava de acordo com a obra do seu predecessor...
José Martins