10 junho 2011

Mensagem de Otava

Pois o embaixador em Otava, Pedro Moitinho de Almeida começou por lembar que por força de Moção adoptada pela Câmara dos Comuns do Canadá em 2010 o dia 10 de junho, nesse belo e amigo país, passou a ser considerado como o “Canada – Portugal Day”…

E depois?

Depois, foi direto ao assunto:
  1. que “ainda há bem pouco tempo, um estudo realizado por entidades ligadas ao sistema de ensino do Ontário dava conta de problemas no que refere ao aproveitamento escolar dos jovens da comunidade portuguesa, numa visão que só pode ser considerada como parcial e que não levou em linha de conta a maioria dos descendentes da nossa comunidade. Esta notícia causou, legitimamente, indignação na comunidade e levou as suas associações representativas, bem como a Embaixada e o Consulado-Geral em Toronto, a intervir"
  2. que “Acontece que considero que o problema existe, embora nem de longe nem de perto com a dimensão avançada pelo estudo, e que deveremos aproveitar esta ocasião para, em conjunto, reflectirmos sobre esse e outros problemas que afectam a nossa comunidade”
  3. que “Outra situação que entristeceu a comunidade foi o facto de pela primeira vez desde há vários anos, e na sequência das eleições do passado dia 2 de Maio, não haver representantes seus na Câmara dos Comuns. A comunidade terá que ponderar sobre a questão da sua participação e representação na vida política, social e cultural do país de adopção, sem o que se corre o risco de a comunidade não ver os seus interesses devidamente protegidos
Adequado, num “Canada – Portugal Day”.

Sem comentários: