26 setembro 2011

MNE descurou a OCDE

Portugal perdeu o lugar de Secretário-Geral Adjunto da OCDE, numa votação surepresa em que foi eleito um belga, Ives Leterme, para o cargo. O nome de Maria João Rodrigues era, há meses, praticamente consensual.

É evidente que o facto de, desde Maio, Portugal não ter Embaixador acreditado junto da OCDE tem muito a ver com a perda desse estratégico lugar. Já ninguém se lembra que a OCDE e o seu secretário-geral foram, ao longo dos últimos anos, extremamente simpáticos para Portugal, ao ponto de chegarem a ser acusados de parcialidade antes das eleições? É sabido que Angel Gurria deve, em grande parte, a sua reeleição como Secretário-Geral da OCDE, em 2011, ao trabalho do então decano dos embaixadores, Ferro Rodrigues. Com a saída deste, a OCDE é, para Portugal, um deserto.

6 comentários:

Anónimo disse...

Um deserto não, tem la muita gente a trabalhar até o irmão do Nunes Liberato da Presidência da República é lá Conselheiro.

Anónimo disse...

Pronto! Um deserto com alguns...

Anónimo disse...

É melhor não falarmos sobre os laranjas a quem Amado entregou a gestão do Ministério que me dá azia. Como por acaso viraram chefes de gabinete do novo PM e do ministro da Propaganda do novo Governo...

Anónimo disse...

Quanto ao Ministro da propaganda vejam isto:

Após ter acreditado que algo iria melhorar, verifico que as coisas pioraram . O Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, braço direito do Sr. Primeiro Ministro é um dos que diz uma coisa e faz precisamente o contrário daquilo que promete, fala em clientelas políticas e vejamos o exemplo que dá:

1-O seu Chefe de Gabinete ganha (3.892.53+ ajudas de representação) e é diplomata de carreira enquanto que o chefe de gabinete do Ministros dos Negocios Estrangeiros ganha(3.192,62€+ ajudas de representação) diplomata de carreira também, e de categoria superior ao chefe de gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares, porque será? Não se compreende tal discrepância. Será que tambem é super Chefe de Gabinete . Em cada um dos Ministério há 4 secretarias de estado.

2- O Mesmo chefe de Gabinete do Ministro Relvas conseguiu que a sua esposa(3.069,33€ + ajudas de representação) fosse adjunta do Secretario de Estado da Juventude e Desporto, tutelado pelo Sr. Ministro Relvas., será por isso que ganha mais, por ser pato bravo.

Basta de tanta hiprocisia, falam em transparência, e temo que ainda a procissão vai no adro.

Anónimo disse...

A transparência é assim: publicam-se os cêbês no jornal oficial para se mostrar melhor a nudez. Mas quem só fez bilateral sempre pode ser nomeado na maior director multilateral que o povo é tolo e vesgo e não se apercebe. É fartar vilanagem...

Anónimo disse...

Não posso concordar mais com a importância de ter um embaixador na OCDE. Mas convém não esquecer que Leterme foi até agora primeiro-ministro da Bélgica, ao passo que M.J.Rodrigues não é propriamente conhecida do grande público (nem sequer do português).