17 outubro 2011

Esclarecimento do embaixador Francisco Seixas da Costa

Embora o seguinte esclarecimento do Embaixador Francisco Seixas da Costa sobre matéria inserida no Correio da Manhã, tenha sido já publicado na caixa de comentários relativa ao tema "Poucas linhas" de 13 de outubro cujo teor não tem relação direta e útil com a questão, justifica-se que demos destaque a esse esclarecimento, sabendo-se do que a casa gasta e que os jornais de ânimo leve por vezes gostam de gastar:
Porque o assunto foi aqui referido, ficaria grato se transcrevesse a carta que, no dia 16.10.11, subscrevi no "Correio da Manhã":

O “Correio da Manhã” publicou, na passada semana, uma notícia relativa à admissão do Engº José Sócrates no Instituto de Estudos Políticos, na qual se afirmava que o embaixador de Portugal em França “mexeu e remexeu os cordelinhos para permitir a entrada do ex-chefe do governo na universidade”, após uma suposta “terceira recusa” à sua admissão.

Isto não corresponde à verdade. Nunca me foi pedida, nem eu levei a cabo, qualquer diligência para facilitar o acesso do Engº José Sócrates ao Instituto de Estudos Políticos, nem nunca chegou ao meu conhecimento que tenha havido qualquer dificuldade na respetiva admissão naquela escola.

No que me toca, e sobre este assunto, os factos são muito simples e não admito que sejam contestados.

Em inícios de Julho, o antigo Primeiro-Ministro contactou o embaixador de Portugal, porque gostaria de obter uma informação sobre os cursos existentes em Paris, numa determinada área académica que estava a pensar frequentar. Como na altura veio publicado na imprensa portuguesa, foi-lhe proporcionado um contacto com dois professores universitários, que melhor o poderiam elucidar sobre o assunto. A intervenção do embaixador de Portugal neste processo começou e acabou ali.

Só no final de Agosto, quando regressei a Paris, é que vim a saber que o Engº José Sócrates havia escolhido aquela escola e que nela fora admitido.

Sem comentários: