Terminou hoje a greve dos funcionários das Missões e Consulados Portugueses na Suiça.
Importa sobretudo salientar o facto de ter prevalecido o bom senso e de a nossa numerosa Comunidade voltar a ser servida como merece.
Ninguém se deve sentir diminuido ou vencedor com o que aconteceu. Todos devemos retirar lições deste processo e perceber como no futuro nos devemos comportar.
Não foi por birra que não correspondemos às reivindicações em causa. Foi porque não temos meios para o fazer no contexto financeiro em que vivemos...
A intenção do Governo é modernizar os serviços consulares e para isso os nossos colaboradores são fundamentais. Contamos com eles e espero que no futuro consigamos ajudá-los a ultrapassar os seus problemas.
Portugal e as nossas Comunidades merecem toda a nossa dedicação.
7 comentários:
Cale a boca revenchista.
Nem aqueles que o ajudaram a por no poder maligno que sempre usou para a Emigracao e entidades consulares quando esta no seu poder quiseste ajudar
Depois destas gentis palavras assina respeitosanmente perante Sua Excia o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada .
Resumindo.. águas de bacalhau!!! Como diria Bette Davis em " All About Eve", " apertem os cintos porque teremos meses de muita turbulência".. enquanto isso continuam os passeios do secretario de Estado das Comunidades , nas suas supostas visitas de trabalho, sem SEQUER informar a sua agenda de contactos a Comunicação Social. As peripécias mais recentes foram em Orleans e Tours, mas antes disso e no espaço de dois meses, Paris, Londres , duas vezes Nova York, etc... hotéis e restaurantes cinco estrelas, verbas para deslocações, etc... grande cara de pau!!
Enquanto isso, a "Globetrotter "
Carolina, ( olhos e ouvidos de SEXA no mundo...) está no Rio de Janeiro, onde chegou esta tarde.
Amanhã, feriado, não se sabe que " Posto " visitará . . .
5ª. Feira, veremos...
Qual crise ? . . .
Sr. SECP, afirmou recentemente através de uma Radio na Suíça que « o salário mais baixo de um Assistente Administrativo na Suíça, é mais alto que o salário de um Deputado, em Portugal. E são pagos em Euros. Portanto, nós temos de explicar isto aos nossos contribuintes em Portugal, portanto, temos dificuldades em ultrapassar isto. »
Porquê ? Seria mais fácil explicar ao contribuinte português, que ao contrário dos funcionários consulares que estão com saláros de miséria, temos diplomatas na Suíça a receber por mês mais de 15 mil euros, e alguns a receber ainda muito mais? Que no caso dos serviços consulares onde são deslocados para funções de chefia nas diversas áreas, que abrangem tais serviços, por exemplo desde registo civil, notariado, passportes, vistos, etc...ganham muito mais que um Conservador, Notário ou...., como indicou, um Deputado? Acha ainda mais fácil explicar aos portugueses que os funcionários consulares fazem com que o MNE poupe vários milhões de euros por ano, porque em caso contrário teria que pagar a pessoal daquele Ministério para se deslocar em serviço na rede consular pagando 3 ou 4 vezes mais daquilo que paga aos actuais funcionários consulares?
O Sr. SECP declarou ainda « ….temos países em que o fenómeno cambial resulta em ganhos, … » mas não é o caso da Suíça, e nunca foi, pois nenhum funcionário teve ganhos superiores a 40%, como parece querer fazer crer, mas uma perda de 40% no seu salário sim. Disse que o pagamento em euros foi negociado com o sindicato, esquecendo-se de mencionar que foi prevista também uma negociação em caso de alterações cambiais relevantes, esquecendo-se ainda que o parâmetro dos salários para a Suíça, acordados com o sindicato, não foram estabelecidos com base no nível de vida de Portugal, mas sim sobre aquele Suíço ?
Já agora, continua a afirmar que não há dinheiro, então diga-nos como é que consegue fazer todas estas viagens? Grátis?
Na Suíça, e para ser mais precisa no Consulado Geral de Portugal em Genebra, até a senhora que faz a limpeza das instalações ganha mais que um deputado em Portugal. É uma questão de padrões e não de meros números lançados para o ar apenas para, com a maior má-fé e maldade, distorcer a realidade. E a realidade é que é aqui na Suíça que vivemos, é aqui que pagamos as nossas rendas de casa (integralmente, pois subsídio não há para nós), é aqui que os nossos filhos vão para a escola (e não recebemos qualquer subsídio de estudos, pois os nossos filhos são criaturas menores, têm mais é de ir trabalhar para as obras ou para as limpezas... uma educação decente é privilégio reservado aos filhos dos senhores diplomatas). É aqui que vamos ao médico e é aqui que compramos o pão para colocar na mesa. Porque comparar o que não tem comparação possível?
E eu ainda acrescento: em vez de andar a atirar areia para os olhos dos portugueses residentes em Portugal, fazendo crer que os funcionários consulares ganham mais que um deputado, então fique a saber sr. José Cesário que um salário de CHF: 2700,00 é o correspondente a 327,00 € fazendo uma comparação entre os salários "mínimos" da Suíça e de Portugal...Como professor primário que é, deve saber fazer contas e gostaria muito de o ver governar-se com tal montante. Aposto que uma só das suas (muitas) viagens ultrapassam em muito os salários de um funcionário consular na Suíça.
Sr. SECP o que vem fazer a Zurique, a Berna e a Ganebra? Então não há dinheiro para resolver o problema cambial dos trabalhadores consulares e missões diplomáticas da Suiça e há dinheiro para passear. O que os trabalhadores precisam é que lhes resolva rápidamente o problema, pois com os futuros cortes que se avizinham 13° mês e mais,terão que encontrar um 2° emprego para poderem viver condignamente. Sr. SECP e para isso não precisa de vir à Suiça ou vem vêr qual dos consulados ou agência é que vai fechar.Como é hábitual, é pena que durante 6 anos na oposição não dizia a mesma coisa, portanto há muito que sabemos que não há dinheiro "Só para a Cumunidade"claro...
Enviar um comentário