03 outubro 2011

Sobre o ex-cônsul em Zurique

A propósito do que aqui foi escrito sobre o regresso do cônsul em Zurique, foi enviado um comentário de anónimo cuja parte útil e decente se resume no seguinte:
  1. que o o Estatuto da Carreira Diplomática coloca os 60 anos como data limite para a permanência dos conselheiros nos serviços externos e que o diplomata em causa perfez essa idade, pelo que tinha que sair do posto
  2. que, por outras palavras mas é isso, aqui não se terá dedicado "umas linhas aos vários chefes de missão (uma dúzia, pelo menos) que, atingindo 65 anos, voltaram para Lisboa"
Quanto ao primeiro ponto, caberá ao diplomata explicar se houve ou não compromissos não honrados antes de partir para o posto e quais - não somos nós, nem este é o local para tais explicações, aliás assunto que motivou perguntas parlamentares (públicas, portanto) além do mais que compete também apenas ao diplomata divulgar se assim o entender e não seremos nós a fazer isso, mesmo com procuração. Não desconhecemos o Estatuto, mas também não podemos ficar cegos, surdos e mudos perante a eventualidade de compromissos não honrados nem cumpridos. Ponto final e basta.

Quanto ao segundo ponto, é falso. Podem ser lidos, porque este blogue os mantém online, todos os textos publicados desde 2003, e foram várias as vezes em que nos pronunciámos, direta ou indiretamente, sobre o perverso mecanismo da passagem forçada à disponibilidade, quer de embaixadores, de ministros plenipotenciários e, já agora, de conselheiros de embaixada, numa carreira entupida nas progressões e estrangulada nas promoções. Designadamente em comentários assinados para se sublinhar a convicção. Isso é falso.

E, observação final, sempre se diz que o texto anónimo só não é reproduzido na íntegra e não foi colocado online, porque foi ornado com estilo de balnear ou de apanha-bolas provocador, mas partiu de quem sabe não só do Estatuto da Carreira mas também do estatuto do anonimato que lhe convirá usar para o caso. Que assine (tenha essa coragem), que se identifique (tenha essa decência) se é valente, e nós estamos aqui para isso.

Sem comentários: