30 novembro 2011

Boa noite, José Cesário!

Comentário publicado no mural de José Cesário, no Facebook, assinado pelo professor Carlos Oliveira:
Boa noite, Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Espero que esteja contente por ter "dispensado" mais 50 professores no estrangeiro, o que significa que podemos juntar 7.000 aos 2.000 lusodescendentes que já tinham ficado sem aulas de Língua e Cultura Portuguesas.
Quando falei consigo, em 2007, em Joanesburgo, fiquei com a clara noção de que estava a par das dificuldades do EPE, que conhecia os esforços, os anseios, a dedicação e os sacrifícios que os cerca de 500 professores espalhados pelas Comunidades Portuguesas fazem diariamente...
Mas se se esqueceu, eu posso lembrar:
a) Para muitos, emigrar pode ser uma aventura, mas para a maioria, é uma necessidade. E poder ir a casa (Portugal), às vezes, torna-se um privilégio que muitos de nós, emigrantes, só podemos ter uma ou duas vezes no ano. O Sr., pelo contrário, numa semana vai a 3 ou 4 países e retorna a casa sem ter de pagar.
b) Por falar em pagar viagens, a nós, professores, ninguém nos dá uma ajuda para custear as mesmas. Temos de tirar do ordenado!
c) Se um deputado não mora nos arredores de Lisboa, tem subsídio de instalação. Qualquer diplomata tem casa paga no país em que reside. Em alguns até segurança privado e motorista! E o professor de português no estrangeiro? Deixa mais de metade do vencimento na renda da casa porque o Estado comparticipa com ZERO!
d) Imagine só que até a formação, que é obrigatória para os professores e que deveria ser custeada pela entidade empregadora, é o próprio que tem de pagar à entidade empregadora (Instituto Camões)! Sabe disso, não sabe professor e colega Cesário?
Podia continuar mas não o faço... estou cansado, sabe?! Estou cansado de dar o meu melhor, de lutar diariamente, de fazer omeletes sem ovos e não ter uma palavra de reconhecimento! Em vez disso, tenho o despacho que me enviou hoje através dum lacaio que vai sofrer o mesmo destino!
Enfim... amanhã vou informar os seus conterrâneos (a maioria dos pais dos meus alunos é de Viseu) que o Sr. acabou com o Ensino Português no Estrangeiro!
Cá entre nós, pode ser que lhe ergam uma estátua lá na Praça!

2 comentários:

Anónimo disse...

Cesário é uma verddeira inutilidade. Agora melhor se percebem as razões porque o MNE/PP não lhe delega funções.

Fernando Figueiredo disse...

E com destaque cá pelo burgo relativo à proposta de estátua http://gamvis.blogspot.com/2011/11/proposta-de-estatua.html