14 fevereiro 2012

É assim?

Laconicamente, a informação proveniente do MNE (segunda, 13) refere que o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, "está em Joanesburgo" para se encontrar com diversos representantes de instituições empresariais e financeiras. Não se diz desde quando até quando, exatamente onde e com quem, enfim, uma espécie de notícia do jornal do Sabugal que nem do Sabugal se limitaria a dizer que "chega a Joanesburgo vindo da Cidade do Cabo, onde manteve encontros políticos e contactos com o sector empresarial e universitário". E à maneira da música de violino dos redatores do antigo SNI, acrescenta-se que "ao longo destes dias, Luís Brites Pereira tem transmitido o empenho de Portugal em reforçar as relações bilaterais com a África do Sul, a vários níveis". Claro que não poderia ser a um só nível ou mesmo sem nível.

Depois disso, o naco de prosa que deve inviabilizar uma viagem de José Cesário à mesma África do Sul. Eis a prosa: "A diplomacia portuguesa aposta numa Lusofonia Global, promovendo uma maior abertura da lusofonia às pessoas, países, regiões e organizações com as quais interage. Neste contexto, Luís Brites Pereira tem-se referido à importância estratégica da comunidade e empresas portuguesas, enquanto ativos fundamentais no reforço dos laços políticos, culturais e económicos de Portugal com a África do Sul, mas também com toda a região da África Austral."

Grande confusão de Negócios Etrangeiros e Cooperação de Portugal com a lusofonia que tem sede própria, e com as Comunidades que tem secretário de Estado próprio.

E ainda a procissão vai no adro.

Sem comentários: