29 maio 2012

Projeto de novo Estatuto

Aí temos projecto do novo Estatuto Diplomático proposto formalmente pela direção da ASDP ao Ministro, para abertura do processo de revisão do documento fundamental da carreira e incidindo essencialmente nas áreas do recrutamento e acessos, formação, avaliação e progressão, remunerações e representações, ajustamentos pontuais das competências do Secretário-Geral/Conselho Diplomático, previsão de uma instância arbitral interna, limites de idade e mobilidade.

Assim à primeira vista, e por leitura na diagonal, o projeto tem verdadeiros alçapões e em certos momentos leva a pensar que só falta reintroduzir os punhos de renda na fardo diplomática numa carreira que, a vingar o projeto, vai ser um fardo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este projecto de Estatuto tem uma característica "sublime": visa a total e absoluta submissão dos diplomatas. A formula das futuras avaliações, com implicações nas respectivas promoções e progressões na carreira, implica, acima de tudo, que doravante qualquer diplomata que se atreva a contestar judicialmente uma decisão do Conselho Diplomático (por exemplo junto STA) tem o seu futuro profissional definitivamente comprometido.
Meus caros jovens diplomatas dou-vos um conselho de raposa velha:
inscrevam-se num deste 3 partidos políticos que, alternadamente, se banqueteiam na malga do Poder político, a saber - CDS, PSD, PS.
Raposa Velha