21 junho 2012

Para medir a atividade diplomática on-line

A Agência France Presse lançou joje (21) uma ferramenta que permite fazer a avaliação, decifrar e comparar em tempo real a atividade da "diplomacia digital" por meio da análise da atividade dos seus principais atores no Twitter.

Marlowe Hood, responsável na AFP pela plataforma de blog geoestratégica explica que "o E-Diplomacy foi concebido como um jogo sofisticado, mas também é uma ferramenta profissional", referindo o interesse de inúmeros diplomatas que foram apresentados ao E-Diplomacy na Europa, no Oriente Médio e no Departamento de Estado norte-americano. "A diplomacia digital é a utilização das redes sociais pelos Estados ou pela sociedade civil para alcançar objetivos de política externa e influenciar as opiniões públicas", afirma Marlowe Hood.

O E-Diplomacy apoia-se numa base de dados de mais de 4.000 contas no Twitter de chefes de Estado ou de governo, de funcionários de alto escalão, de líderes de opinião (cientistas, think tanks, jornalistas) e de ativistas (ONG, lobistas, hackers).

Segundo o diretor-geral da AFP, Emmanuel Hoog, "este serviço será oferecido pela AFP durante seis meses, e veremos depois se te tornará em objeto mais fechado (comercialização entre profissionais) ou mais aberto (disponibilização ao grande público)".

Para já, as Notas Verbais já lá estão modestamente, por entre os 879 mil utilizadores do Twitter em Portugal. Já demos uma vista de olhos.

Sem comentários: