08 julho 2012

CARTA DO CANADÁ. Disse o pai: meu filho deputa

O ANO EM QUE ENCARECE A PALHA

Fernanda Leitão

Num país estranho de que me falaram, rapazes de vida airada brincavam até aos 40 anos, aprendiam tudo acerca de intriga, manobrismo e rasteiras nos partidos em que, tendo começado a colar cartazes, acabaram por ser dirigentes, passadeira pela qual chegaram a mandantes. Estudar é que não era com eles e nem mesmo trabalhar, porque para isso estavam aboletados na CP (Casa do Pai). Sabiam vagamente do interior do país e do seu povo por serem dados à grande cidade e às delícias que ela traz a quem não sabe quanto a vida custa a ganhar.

Mas um dia perceberam que, na grande cidade, eram olhados de alto por uns barões e marqueses de muito título e pilim. Mudaram de agulha e resolveram ser como eles. Começaram pelo pilim, pelas negociatas proporcionadas por uns bardinas partidários que sabiam da poda. Quando a carteira engordou, trataram dos títulos: como não era possível ser barão ou marquês, mesmo rebentando com o Visa e a conta bancária, porque é aquela chatice de haver neste mundo coisas que não se compram, atiraram-se a ser “dótores”. Sem estudarem, porque eles não tinham pachorra para isso. Que estudassem outros, uns parvos sem o golpe de asa dos ladinos. E era esse país tão estranho que o puderam fazer na mais estrita legalidade, segundo roncaram os donos das escolas por onde saltaricaram. É que as leis eram cozinhadas no parlamento, sítio esquisito onde os partidos estavam acampados: por fás e nefás eram todos primos e compadres. Tão esquisito, o tal sítio, que nele pai e filho não podiam parlamentar ao mesmo tempo. É que, se ao pai fosse perguntado o que fazia o filho, não podia o progenitor sujeitar-se à violência da verdade: meu filho deputa.

Enfim, lá se desenrascaram. Ficaram todos “dótores” e como eram pategos, sentiram-se realizados.

Dizem as crónicas do tempo nesse país estranho, que o povo, alem de esfomeado e sem trabalho, se sentia humilhado, envergonhado, traído. Houve gritaria da grossa. O Carão, indignado, lembrou que, quando ele era novo, chamavam a estes gandulos “os doutores da mula ruça”. Mas o povo, mais bruto e mais autêntico, lavrou para a acta: “com formaturas assim, este é o ano em que encarece a palha”. Que país estranho! Não sei como acabou esta cegada e gostava de saber. Se alguém souber, tenha a gentileza de mo dizer.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois Magalhães: mas esta gente da camisa às riscas foi alçada nas Necessidades no tempo de Amado enquanto o espírito se distraía e derivada para a escultura. Era ver a reverência dos Embaixadores nos claustros para com a gente da camisa às riscas. Agora é tarde meu bem. Não é António Braga?

Anónimo disse...

Boa malha.

H. S.