13 novembro 2012

Diplomacia direta

O vídeo de Marcelo Rebelo de Sousa, lição em português



E lição em alemão

5 comentários:

Anónimo disse...

É humilhante para Portugal e para o povo português! O MRS fazia bem se se retirasse por completo! Ja não tenho pachorra para este "conselheiro de estado" ou eterno candidato.

Anónimo disse...

A propósito do video de Prof. Rebelo de Sousa é interessante consultar a seguinte página:

http://conversa2.blogspot.de/2012/11/ainda-o-video-do-marcelo-rebelo-de-sousa.html

Para quem não gosta de ciruclar nas auto-estradas da net, destaco alguns passos:

Sobre o conteúdo do filme:
- Erro original: o filme é feito para desfazer a "imagem péssima que os alemães têm dos portugueses". Pois é, mas os alemães não têm uma "imagem péssima". Aquelas cenas do Carnaval e dos nossos emigrantes são um tiro em cheio a milhas da mouche. Se o Marcelo Rebelo de Sousa fosse o Guilherme Tell, não acertava nem na maçã nem no filho: vazava um olho à avó perdida no meio do público.
- A alfinetada do plano Marshall era perfeitamente desnecessária. Em 1974, esse plano já tinha passado à História. Em compensação, muito do esforço de desenvolvimento português dos últimos trinta anos foi financiado pela UE a fundo perdido. Se fizermos as contas, às tantas ainda vamos concluir que, per capita, os portugueses receberam muito mais da UE que os alemães receberam do plano Marshall.
- Alguns dos números apresentados no filme são muito pouco credíveis. Por exemplo: se a idade da reforma na Alemanha já ia nos 67 anos quando em Portugal ainda era 62, como é que chegam àqueles números? E as horas de trabalho semanais: onde foram buscar aquele valor para a Alemanha?
- Os submarinos alemães, ai, os submarinos alemães. Os empresários alemães, que pagaram luvas a alguém ligado ao governo português para conseguirem vender os seus submarinos, já foram julgados e condenados. E que aconteceu a quem recebeu as luvas, em Portugal? O que aconteceu ao ministro da tutela?
- Os gastos desnecessários de Portugal: os portugueses que decidiram fazer esses investimentos e assinaram esses contratos são todos menores de dezoito anos?
- Os estádios portugueses construídos por consórcios onde havia empresas alemãs: obrigado, igualmente. Até parece que não há consórcios com empresas portuguesas a ganhar dinheiro na Alemanha...
- O desequilíbrio no comércio externo: sim, é verdade - e tem de ser alterado.
- Sobre a antiga dívida externa da Alemanha: se Portugal entende que os povos têm de pagar as dívidas criadas por regimes ou sistemas já extintos, convém que detalhe um pouco mais: todos os povos, ou só o alemão? Dívidas criadas a partir de 1933, ou também as anteriores (por exemplo, desde o século XVIII)? É que assim sem pensar muito, ocorre-me um negócio de enviar moçambicanos para minas na África do Sul, com entrega de 1/3 do salário dessas pessoas, em forma de ouro, ao governo português - o que resultou num aumento, e grande, das reservas de ouro portuguesas. (Por favor, digam-me que isto não é verdade. Queria muito que isto não fosse verdade.)

Anónimo disse...

Fraquito, muito fraquito. Como que a implorar que não nos fustiguem mais. Bom, não se podia esperar mais do professor Marcelo.
Não teve luz verde na Alemanha para ser visto? Faça-se melhor!

Anónimo disse...

Então? as NV estão em greve de fome?

Anónimo disse...

Um Blogue ou é, ou não é. Interrupções, ausências, como as que temos presenciado não ajudam, pelo contrário, prejudicam-lhe a imagem.
As NV mais vale acabarem. Ou são, ou não são. Estou hoje, mas não estou depois.
Encerrem-se as NV.