22 abril 2013

Faculdade da Cultura Geral?

Foi erro, erro de paralaxe, confiar à Faculdade de Letras o enunciado da prova de cultura geral do concurso de acesso à carreira diplomática. Compreende-se que, por questão de distanciamento e transparência, as Necessidades tenham querido evitar universidades ou institutos onde vegetaram cursos específicos de preparação de candidatos à carreira, porque também pelos meios próprios o distanciamento e a transparência não estariam lá muito garantidos. Mas a Faculdade de Letras a elaborar um enunciado de triagem de aspirantes a diplomata? Apenas em parte, até porque, faça-se breve sondagem, se 99 por cento de catedráticos, professores e assistentes dessa casa estão a leste das características, exigências e definições da carreira, a cultura geral estará mais na Torre do Tombo ou no Observatório Astronómico de Lisboa, já que se chegou a Urano, do que lá. Haveria forma expedita de resolver a questão.

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi um erro tremendo, se o objectivo era o de se seleccionar novos adidos com um cariz e sensibilidade mais voltada para a diplomacia económica, não o vão conseguir. Todos os candidatos que conheço, alguns com relevante experiência económica, afirmaram que a prova não lhes correu nada bem! Já os de relações internacionais consideraram a prova acertada. Afinal, continua tudo na mesma....e quem perde é Portugal!

Anónimo disse...

A julgar pelas perguntas da primeira e da segunda prova os próximos adidos serão excelentes professores de faculdade, totalmente teóricos, ou individuos responsáveis pela organização de eventos culturais, colóquios... Uma coisa é certa adidos culturais teremos bastantes!!! A diplomacia económica fica pelo caminho, definitivamente...

Anónimo disse...

Submetam o Ministro, a SG, o DGPE e ainda essa triste figura que é o Presidente da ASDP a esses testes e espere-se pelo resultado.