17 abril 2013

Moedas ao ar

Nem dá para acreditar. Muitos já sabem disto há muito, mas vale a pena registar. Não é diplomático, mas é sintomático. Por despachos (27 de fevereiro) do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Carlos Moedas, foram nomeados dois técnicos especialistas "para exercer as funções de acompanhamento da execução de medidas do memorando conjunto dom a União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu, na ESAME". É claro que esperava-se que fossem dois técnicos e cada um especialista. E foi por isto que nos chamaram a atenção para as notas curriculares publicadas, como é da praxe, na folha oficial. Demorámos tempo a ver a coisa, ou não fosse mais uma das muitas coscuvilhices que afetam a política portuguesa. Mas lá fomos à folha oficial e não dá para acreditar, valendo a pena transcrever.
Um dos técnicos-especialistas, 21 anos, "concluiu em 2012 a licenciatura em Economia na Universidade Nova, tendo efetuado o semestre de inverno de 2011/2012, em Praga, na University of Economics, no âmbito do programa ERASMUS". E ficou logo especialista. E só mais isto: "Em 2009 (portanto, aos 17 anos), concluiu o Curso Científico-Humanístico de Economia na Escola Secundária Daniel Sampaio". E ficou logo aí técnico. Acrescenta a folha oficial que, quanto a experiência profissional, o nomeado em questão "Entre setembro e dezembro de 2012, realizou um estágio profissional não remunerado no Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e Emprego".
O outro dos técnicos-especialistas, 22 anos, não fica atrás em técnica e em especialização. Diz a nota curricular que "Encontra-se a concluir o Mestrado Científico em Administração de E,presas na Universidade Católica" onde "em 2011 (portanto, aos 20 anos) já havia concluído a licenciatura em Economia". E para que não restem dúvidas do preparo do nomeado, acrescenta-se que "em 2008  (portanto, aos 17 anos) concluiu o ensino secundário na vertente de Ciências Sócio-económicas na Escola Secundária Sebastião e Silva". Quanto a experiência profissional, uma coisa técnica e outra de especialista: para ficar especialista "Entre junho e agosto de 2011, realizou um estágio de verão no Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e Emprego", tendo antes ficado assaz técnico quando "em junho de 2009, já havia efetuado um estágio de verão no departamento de Marketing e Vendas da Empresa José Maria da Fonseca".
Ou seja, para Carlos Moedas, fazer o acompanhamento das medidas de execução do memorando com a Troika, será o mesmo que fazer a suplemento juvenil do Diário do Alentejo. Oxalá Paulo Portas não importe o método para as Necessidades.

E quem não acreditar, veja aqui os despachos na folha oficial.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou a pensar por o meu neto na lista dos putativos Assessores de Gabinetes de Ministro, Secretário de Estado e etc e tal!

Anónimo disse...

Realmente não tem cabimento!!!

Anónimo disse...

Carlos Moedas devia sanar os casos que não apenas ridículos. Arrepiam.

Anónimo disse...

E daqui a um ano ou dois, são nomeados Secretários de Estado, ou eleitos deputados.
E é esta gente que nos governa: o que nomeia e os que são nomeados.