24 abril 2013

Pequena Prova Geral de Cultura

Não é nada diplomático mas vem a propósito. A fita magnética com a gravação original do Senha do 25 de Abril, foi doada em 2001 à Fundação Mário Soares, onde se conserva em condições adequadas e à disposição pública. Essa gravação tem 12min 15s, e inclui dois poemas escritos propositadamente para o ato e submetidos à censura. O bloco abre com "Grândola" como pretexto de adorno dos poemas e fecha com o "Coro da Primavera", foi transmitido no programa independente Limite, através dos emissores alugados à Rádio Renascença. O censor, um coronel de reserva ao serviço da Comissão de Exame Prévio destacado para seguir o Limite segundo a segundo, assistiu à transmissão. É a ironia da História. Quanto aos poemas, a minha emoção de outrora está atual. A senha está online no site da Fundação e pode ser ouvida na íntegra pelo link aí indicado. Em baixa, reproduz-se foto da bobine doada. Quem tiver a paciência para esses 10 minutos, é muito possível que se emocione como quem escreve estas linhas. Pode ouvir os sons originais clicando sobre a foto.
(Clique sobre a bobine para ouvir a senha tal como foi)
fita_magnetica.jpg.700.700
Bobine com a Senha do 25 de Abril, doada à Fundação Mário Soares

3 comentários:

Jorge da Paz Rodrigues disse...

Bem lembrado e honra lhe seja, Carlos Albino, pela sua coragem nessa madrugada de 25.4.74.

Apenas me parece, e esta é apenas uma humilde opinião, que a referida bobina estaria melhor na Torre do Tombo - Arquivo Nacional.

Um abraço amigo.

Anónimo disse...

Dada a importância histórica... Torre do Tombo!

Anónimo disse...

E os resultados do concurso, 44 (apenas 2 mulheres)??? É obra! Vão conseguir, neste concurso, pessoas sem vocação económica, apenas centrados na cultura e intelectualidade necessária para dar aulas ou dirigir um centro cultural... Que brilhante trabalho que o MNE acaba de fazer!