29 abril 2013

Teoria Geral de Protocolo

A comenda exprime
 "a alma da nação portuguesa"...
A propósito da condecoração (hoje, em Belém) de José Avelino Bettencourt, monsenhor luso-canadiano atualmente chefe de protocolo do Vaticano, com a comenda da Ordem de Cristo, ocorreu a Cavaco Silva referir com total originalidade que numa "Santa Sé milenar, o chefe de protocolo assume uma grande responsabilidade". E isso, porque o protocolo "é um instrumento da maior importância na política externa e na diplomacia" e "dá solenidade aos diferentes atos".

Desta teoria geral, 50% era até agora do desconhecimento milenar, e dos outros 50% ninguém também até agora se tinha apercebido da importância do instrumento.

A completar esta teoria geral, o padre condecorado disse sentir que a comenda que lhe foi conferida exprime "a alma da nação portuguesa", assim mesmo. Há muito que, num ambiente protocolar, não se ouvia falar da alma da nação, expressão que outrora não se confinava a uma mera comenda, era um regime inteiro e que regime!

6 comentários:

patricio branco disse...

mas estou mesmo a ouvir americo tomás...interessante como os presidentes se repetem...

A.L.SAMEIRO disse...

doutor em salamaleques

Nuno Vasco disse...

Maravilhoso...

Anónimo disse...

A condecoração explica-se. Não foi esse monsenhor que alertou o Papa para a importância internacional do aniversário da mulher do Presidente? Como desempenhou bem esse recado, a condecoração é lógica...

Anónimo disse...

Ter o Tiririca de Boliqueime a falar da importância de Protocolo é como ver o Almeida Leite a tratar da Cooperação: fica a meio caminho entre um acto nulo e um acto insignificante.

DE

albertin.2a disse...

"Pilriteiro que dás pilritos,
Porque não dás coisa boa?!
- Cada um dá o que tem,
conforme â sua pessoa"

E assim se formou a Humanidade com presidentes e tudo o mais que por aí vai passando a dar pilritos...