30 julho 2013

Primeiro comunicado: "assassinato" em vez de assassínio

Primeiro comunicado da era Machete. Embora a prosa não seja lá muito escorreita (suas, seus; entre as forças políticas e a sociedade civil...; Portugal condena e depois "reiteramos"), já não há alegados factos, mas há um "assassinato" em vez de assassínio. Assassinato é um galicismo. Não se vê um diplomata a redigir assim um comunicado, ou então passou a sua prova de Português por equivalência.

2013-07-30 às 10:27

PORTUGAL CONDENA ASSASSINATO DE DEPUTADO TUNISINO

Portugal condena firmemente o assassinato de Mohamed Brahmi, deputado da Frente Popular, ocorrido ontem em Tunes, e expressa as suas condolências aos seus familiares. Este ato deverá ser prontamente investigado e os seus responsáveis punidos.
Portugal condena toda a violência política, e acompanha com preocupação a evolução da situação, esperando que prevaleça o diálogo, a moderação e a serenidade entre as forças políticas e a sociedade civil da Tunísia.
Neste momento, reiteramos o nosso apoio ao Governo, Instituições e povo tunisino e a nossa convicção na solidez do processo de transição política democrática.
Tags: diplomacia

1 comentário:

Anónimo disse...

Só pode ser brincadeira...!!!
JB