02 agosto 2013

Lituânia, que preside ao Conselho da UE...

Corrigido

Portugal não dispõe de representação diplomática permanente na Lituânia que preside ao Conselho da União Europeia desde julho até final de dezembro. Por este facto, Lisboa destacou para Vilnius uma diplomata de carreira, Maria Regina de Mongiardim, como Encarregada de Negócios ad interim, até final do ano. No site oficial do MNE não consta essa alteração na representação em Vilnius que ocorreu no princípio de junho, tempo suficiente para se destinar à Lituânia maior consideração e aos consulentes do site maior respeito.

Nas circunstâcias normais, em Vilnius está acreditado como não residente o embaixador em Copenhaga (Silveira Carvalho), que fica ali perto... Acreditada na Estónia é a embaixadora em Helsínquia (Fátima Perestrello), e o acreditado na Letónia é o embaixador em Estocolmo (Manuel Monteiro Curto). Caso se cruzem nos aviões é o que se chamará intensa movimentação diplomática nas três repúblicas bálticas. Muito bem pensado.
Entretanto, foi criado o Consulado Honorário em  Vilnius, com jurisdição sobre o território da Lituânia, dependente da Embaixada em Copenhaga (21 junho)

Sem comentários: