22 fevereiro 2006

Calinadas. Movimento de técnicos? Quadro Externo do MNE?

Relativamente a esclarecimentos vindos a público, nas últimas horas, sobre um alegado «movimento de Conselheiros e Adidos Técnicos do Quadro Externo do MNE», aumenta-se a confusão com o seguinte:


1. São desconhecidos, no MNE, quaisquer movimentos de conselheiros e adidos técnicos. Os movimentos são próprios da carreira diplomática, em função da rotação pelos postos; os conselheiros e adidos técnicos são nomeados e por vezes colocados eternamente, assim livrando-se da exoneração. Calinada.

2. Quadro Externo do MNE é coisa que não existe! Não há conhecimento de qualquer publicação legal onde conste tal QUADRO. O que existe é o chamado Quadro I do MNE, onde estão os Diplomatas, Técnicos e outro pessoal das Necessidades. Como Quadros "externos" só se conhece os quadros de vinculação e de contratação (QUV e QUC) que são os do pessoal que faz funcionar os postos consulares, embaixadas, missões, residências e outras mordomias: o tal pessoal agrupado no "famigerado" STCDE. Calinada porque quando muito, quadro externo do MNE, só alguém em passo de corrida à volta do Palácio das Necessidades, como a figura que aqui se coloca, porque um pouco de humor é próprio dos filhos de Abraão.

Sem comentários: