24 abril 2004

Briefing da Uma. Sabemos onde está Zapatero, mas onde está a nossa «diplomacia sapateiral?»

Almoço protocolar chato e inútil. Desculpas pelo atraso.

1 - Angola/França, comércio de armas e terceiros países
2 - Quem chega da Eslováquia a perturbar o habitual fim-se-semana prolongado
3 - Diplomacia sapateiral
4 - o 1.º FRI para as 17:30

1 – (O novo embaixador da França em Luanda, aguarda que Eduardo dos Santos agende a data para a entrega de credenciais. Isto é novidade?) Não, não é novidade, vai para quinze dias que um semanário angolano relacionou esse episódio com a atitude da justiça francesa no processo que envolve Pierre Falcone, agora travestido em “diplomata angolano” na UNESCO – o que há já cinco dias acabou por ser comentado no Quai d’Orsay. O novo embaixador, Guy Azaïs (com trema) segundo Paris “está no posto” seguindo os procedimentos habituais – ou seja: aguardando a agenda da ilustre figura de democrata que é Eduardo dos Santos. Como, segundo parece, o comércio de armas não passou por França mas por terceiros países, este tipo de notícias chega com compreensível atraso aos terceiros países. Como de resto com atraso e graves omissões chegam as notícias das atrocidades em Cabinda.

2 – (Actividade diplomática) Hoje, Sábado, o Estado Português inicia como habitualmente o fim-se-semana prolongado, apenas sofrendo o incómodo da visiat (amanhã e depois) do Vice-Primeiro-Ministro da República da Eslováquia, Pál Csaky que simbolicamente vista a Quinta da Regaleira, havendo encontros com Mota Amaral e Gama (Parlamento) e ainda com Bagão Félix e Costa Neves (Governo).

3 – (Transvazes espanhóis) Será inevitável, em função de suportes, apoios e velados compromissos que Zapatero não retome o célebre plano de transvazes em que Gonzalez pontificou. Vai retomar, pelo que quando essa e outras «coisas» acontecerem implicando interesses e soberania de Portugal, será muito interessante escutar os porta-vozes do PS para as questões de política externa. Digamos que há também uma «diplomacia sapateiral» por cá, não há apenas Zapateros em Espanha... A ver vamos.

4 – (FRI?) Às 17.30 sai o primeiro dos apontamentos (que serão bastantes, hoje e amanhã) sobre o Fundo para as Relações Internacionais. Quarta-feira essa série de apontamentos será retirada de Notas Verbais e colocados como documento único nas Notas Formais. Para que conste.

Sem comentários: