29 abril 2004

Briefing da Uma. Sampaio, Pacheco e Annan.

Briefing da Uma. Mais pontual.

1 – Sampaio/Varsóvia. Mais óbvios.
2 – Pacheco Pereira
3 – Informação oficial da ONU/Nova Iorque

1 – (As intervenções até agora conhecidas do Presidente da República no chamado Fórum Económico Mundial, em Varsóvia, têm revelado golpe de asa?) – Jorge Sampaio afirmoiu que a identidade nacional é essencial mas que em termos de Europa temos de ter «um denominador comum», o que é tão óbvio como ter de haver um numerador comum… Além disso, o Presidente defendeu a superação da estagnação económica na EU. Óbvio, quem não quer superar? Mais disse o Presidente considerar-se estar entre os que entendem a Europa como «uma confederação de nações-estados», o que obviamente para os Suíços corresponde a cantões. A Europa dos cantões é naturalmente uma coisa óbvia.

2 – (Pacheco Pereira, dado como próxima indigitação para Representante junto da UNESCO em Paris, oferece-se para a campanha eleitoral da lista «Força Portugal» para o Parlamento Europeu. Será mais um blogue?) – A disponibilidade de Pacheco Pereira é normal. Excepcional seria por exemplo se Maria José Stok, presidente do Instituto Camões e que também de alguma forma foi falada para a UNESCO, se decidisse a iniciar um blogue com o nome de Força Portugal. Seria excepcional e interessante.

3 – (A informação oficial da ONU emanada da sede em Nova Iorque, como poderá ser avaliada em Lisboa?) – Na verdade, a informação oficial das Nações Unidas difundida diariamente a partir de Nova Iorque é cada vez menos «das Nações Unidas» e cada vez mais «de Kofi Annan» o que é mau para o Secretário-Geral e menos bom para a ONU. Mas não e por isso que faltará espaço para o Portugal Diplomático em Acção… Falta acção.

Sem comentários: