19 maio 2004

Briefing da Uma. Colocações, Iraque, Europa e SIS.

Briefing da Uma. Santo Deus! Milagre nesta pontualidade.

1 – Lista de Colocações/Transferências.
2 – Iraque
3 – Constituição Europeia
4 – SIS

(Declaração prévia. «Projectamos, para breve, editar em Notas Formais o Boletim de Utilidade Diplomática (BUD) com revista de Imprensa e destaques de Blogues»)

1 – (Qual o ponto de situação da Lista de Colocações e Transferências de Embaixadores?) - «A lista final em parte apreciável nada tem a ver com a lista provisória que circulou. Essa lista está praticamente delineada em termos definitivos com base nos acertos feitos ontem por Durão Barroso, Teresa Gouveia e Martins da Cruz no voo de regresso Roma-Lisboa. Admite-se que seja a primeira grande prova para Teresa Gouveia como decisora nas Necessidades. A lista não deverá ser divulgada antes do Primeiro Ministro apresentar as propostas ao Presidente da República, sendo bem possível que alguma inadvertida fuga de informação ocorra expressamente para suscitar um teste.»

2 – (Altas patentes do Exército Português sugerem a substituição da GNR no Iraque por um força militar. O que significa isto?) - «Os elementos da GNR destacados para o Iraque são agentes de segurança e actuam nesse quadro. As opiniões das altas patentes do Exército eram esperadas e, como se sabe, os militares têm uma calculada cultura para escolher o momento de aviso, independentemente dos considerandos políticos. No entanto, uma presença portuguesa manifestamente militar implica outro quadro e opções mais claras.»

3 – (Um eixo Lisboa-Londres, a propósito da Constituição Europeia?) - «Relativamente à PESC, tudo indica que Londres conta com o apoio de Lisboa.»

4 – (O ex-director do SIS, Daniel Sanches, afirmou ontem num colóquio que os serviços de informação portugueses são os piores da Europa. Como é isto?) - «Não é novidade. Se a mala Diplomática Portuguesa é das piores da UE, desde que o transporte foi privatizado, apenas se estranha que Daniel Sanches só agora diga isso e à beira do grande evento – não assim que os senhores se referem ao Euro?»

Sem comentários: