17 maio 2004

Movimento diplomático. Porque não há sondagens, há nervoseira...

Sim, entre a lista provisória e a lista definitiva as diferenças vão ser grandes, enormes, mas... convenhamos: os movimentos de embaixadores (felizmente ainda, porque mal do dia em que tal não acontecer!) provocam algum fascínio na opinião pública e total expectativa na Carreira.

O que se passa?
  • A Ministra Teresa Gouveia procura compaginar as pretensões dos embaixadores com as opções de S. Bento (o Governo propõe ao PR, esta é a realidade). Daí que alguns embaixadores julguem que a Ministra retrocedeu... Não retrocedeu nada, porque também não pode avançar muito ou em definitivo.

  • Além disso, Ana Martinho em Secretária Geral Adjunta, seria uma despromoção depois de ter sido Directora-Geral dos Assuntos Multilaterais, Representante junto da OCDE e agora embaixadora em Praga onde o seu desempenho (designadamente pela organização da visita de Vladimir Spidla) foi elogiado por Durão Barroso. Seria uma vincada despromoção.

  • Sobre António Franco, já se disse aqui o suficiente – quer rumar de Brasília para casa.

  • E o embaixador Eurico Paes? O Chefe do Protocolo do Estado pretende ficar em Lisboa por mais um ano. Portanto, paciência Morais Cabral! Há dois nomes que se perfilam como candidatos à chefia do Protocolo: Rui Aleixo e mesmo Bouza Serrano.

  • E Ana Barata? Tem feito um grande trabalho em Zagrebe (Croácia), admite-se que Teresa Gouveia tenha concordado coma sua pretensão de seguir para outro posto, porquanto a embaixadora não desejaria vir para Lisboa, como Secretária Geral Adjunta.

  • Por aí adiante. E muito mais.

    Mas, interessa sublinhar que, desta vez os diplomatas não estão a ser sondados – eis porque aqueles que «estão para sair» andem compreensivelmente nervosos e ansiosos. NV sabem que a lista está a ser tratada com pinças e na máxima discrição pela Ministra Teresa Gouveia, para não se escrever «secretismo» – regra seguida obviamente por Manuela Franco e Almeida Lima e naturalmente também seguida pelo grande articulador de S. Bento, Nuno Brito.

    De qualquer modo, é melhor Portugal falar ou ouvir falar de uma lista provisória de diplomatas de que os telejornais nacionais abrirem e as primeiras páginas da grande imprensa destacarem o entorse do dedo indicador do jogador Guifázinho, suplente em Moreira de Cónegos... que é onde já se chegou.

  • Sem comentários: