27 agosto 2004

Camões. RI N.º 2. Telenovela...

Relatório de Informação N.º 02 - 27/08/04, do Conselheiro de Embaixada Zeca Machuca.

Excelência,

Segue continuado do relatório, agradecendo-lhe que me comunique se seguiram cópias para o gabinete de SEXA MNECP

4. Dos motivos apresentados na atrás referida carta endereçada à Prof.ª Doutora Maria José Stock, realça-se que a demissão da citada Chefe de Divisão de Promoção e Ensino da Língua Portuguesa do Instituto Camões é apresentada exclusivamente pela alegada falta de confiança do Chefe hierárquico, o Director de Serviços de Língua Portuguesa e Intercâmbio Cultural, para além de este a acusar de falta de ética e deontologia.

5. Refere ainda que a atitude persecutória do Director de Serviços é que a leva a isto. Apurei entretanto, nesta escassa hora e meia de missão, que durante muitos anos (já desde o tempo do Dr. Jorge Couto) havia esta relação de "amor-ódio" entre os dois mencionados.

6. Se é verdade que o Director de Serviços a certa altura (talvez no último ano e meio) tenha perdido a confiança na Chefe de Divisão, também é verdade que esta deixou há muito de corresponder aos despachos, que eram enviados mais de 10 vezes sem qualquer resposta. Tudo isto consta, aliás, num levantamento efectuado pelo Director de Serviços com datas e números de registos de documentos, pelo que confirmei a muito custo como descreverei posteriormente.

7. Entretanto, com a entrada em cena da Dr.ª Simonetta Luz Afonso, a situação alterou-se. O Director de Serviços de Língua Portuguesa e Intercâmbio Cultural foi peremptoriamente afastado, sem apelo nem agravo, por questões pessoais entre os dois, e a referida Chefe de Divisão subiu ao poder, basicamente porque, com a sua atitude que gente sem escrúpulos não hesita em considerar como bajuladora e "rastejante" alimentou o desrespeito que a Dr.ª Simonetta tinha pelo Director de Serviços.

8. Não cabe nesta missão que me foi cometida, fazer aqui a defesa do Director de Serviços em término de funções, mas registei testemunhos credíveis de liquidação de muitas pessoas sem motivo aparente, pessoas que mereciam respeito e consideração pelo trabalho desenvolvido.

9. Desde a tomada de posse da Dr.ª Simonetta Luz Afonso que a Chefe de Divisão trata de todos os assuntos da Direcção de Serviços, ocupando inclusive o gabinete do Director de Serviços, uma vez que o mesmo se encontra de férias até ao fim da sua comissão. Tudo isto poderia ser considerado normal, não fosse a pessoa em questão incapaz de gerir uma Divisão, quanto mais uma Direcção de Serviços, no dizer de funcionários com que contactei.

10. Não resisto à nota pitoresca de referir que durante bastante tempo, a mencionada manteve no monitor do seu computador um cartão do ICA com o seu nome seguido da designação "A Tirana do Instituto Camões", gozando claramente com todos os que não são os seus predilectos!

Assim vai a Administração Pública portuguesa.

Zeca Machuca, cons. emb.

Sem comentários: