30 setembro 2004

NV Info. Monteiro em Roma, Domingo, para o primeiro Quarteto do Sul...

Mal a XX Cimeira Luso-espanhola fique, desta vez limada amanhã (sexta), o ministro António Monteiro fará as malas para Roma, para no sábado participar na primeira reunião do novo Euro-Quarteto do Sul. Isso mesmo, quarteto: Portugal, Itália, Espanha e França. Não vale a pena trocarem as voltas a NV.

Monteiro, Frattini (MNE italiano, organizador da sessão), Moratinos (espanhol) e Barnier (francês)vão debater dois temas à cabeça: a imigração clandestina processada pelo Mediterrâneo e o relançamento do processo euro-mediterrânico (o chamado processo de Barcelona, que se arrasta vai para dez anos quase perfeitos).

O novo quarteto (é a primeira vez que há uma reunião deste tipo) encontra-se ao almoço e os quatro ministros visam estabelecer uma primeira concertação sobre medidas concretas na perspectiva da próxima conferência ministerial EUROMED, prevista para Haia (29 e 30 de Novembro.

Registe-se que Paris acolhe em 24 e 25 de Outubro o Fórum Mediterrânico, instância que, desde 1994 por iniciativa da França e do Egipto, tenta igualmente uma reflexão sobre as relações entre alguns dos países da ribeirinhos do Mediterrâneo, designadamente e até agora para além dos dois Estados promotores, Portugal, Argélia, Espanha, Grécia, Itália, Malta, Marrocos, Tunísia e... Turquia.

Sem comentários: