18 outubro 2004

Toronto. Veiga Domingos vai apagar mais um fogo...

Exactamente: Emídio da Veiga Domingos segue para Toronto como Cônsul-Geral. Como primeira tarefa, Veiga Domingos vai ter que recolocar a dignidade na imagem de Portugal e civilizar os ânimos de minorias habituadas ao regabofe e às mordomias - a teia do costume que, aos olhos das autoridades canadianas, apenas nos coloca acima da Jamaica. Veiga Domingos não é pessoa para se enredar nas artes, manhas e mesuras que acabam sempre por fazer uma vítima final: a Comunidade Portuguesa.

NV vão dizer, muito em breve, algumas coisas, doa a quem doer. A Comunidade Portuguesa do Ontário merece mais do que Portugal lhe tem dado - salvo bem contadas e raras excepções, tem dado uma belas prendas.

Emídio da Veiga Domingos é uma figura de elevada craveira intelectual. É um dos raros diplomatas portugueses doutorado em Ciências Políticas, pela Sorbonne e na Universidade de Paris I, foi encarregado no depertamento de Análise Comparativa dos Sistemas Políticos. Professor na Universidade Fernando Pessoa (Porto), Veiga Domingos foi cônsul em Porto Alegre, exerceu diversas chefias nos serviços centrais do MNE, foi designadamente director de serviços da Ásia e Oceânia antes de rumar para Hong Kong. Ou muito nos enganamos, ou em Toronto as brincadeiras vão terminar.

Sem comentários: