12 março 2005

Posse. “Ao largo” quer dizer: 234 palavras em 6 parágrafos

Como as estatísticas revelam pendores, por entre as 2.623 palavras do labirinto político de 216 linhas, Sócrates destinou à Política Externa Portuguesa (depois dos medicamentos…) exactamente a apenas 21 linhas com 234 palavras em 6 parágrafos.
Não referiu, por exemplo, a última presidência da UE (última mesmo) que Portugal exercerá em 2007, entre outras omissões «de calendário e de substância» - omissões.
É esse excerto que aqui se divulga mas o discurso na íntegra está já em Notas Formais.


«O XVII Governo Constitucional governará assumindo todas as dimensões relevantes do papel de Portugal no Mundo, no respeito pelo primado do Direito Internacional e do papel cimeiro das Nações Unidas.

«Desde logo, reafirmando a centralidade da nossa opção europeia e assegurando uma participação plena e activa de Portugal na construção da Europa, onde se jogam questões essenciais para o nosso futuro, como o Tratado Constitucional ou o processo de programação das perspectivas financeiras para 2007-2013.

«Mas a opção europeia de Portugal coexiste saudavelmente com a nossa vocação atlântica - e estas duas dimensões da política externa portuguesa não são contraditórias, sendo antes complementares.

«O XVII Governo assegurará a presença actuante e empenhada de Portugal na NATO e a continuação e aprofundamento das nossas relações de amizade e cooperação recíproca com os Estados Unidos da América.

«O nosso compromisso com a lusofonia completa o triângulo estratégico da nossa política externa. O Governo manterá o empenhamento constante e reforçado de Portugal na cooperação e amizade com os países lusófonos e fará uma aposta forte no papel alargado e dinâmico da CPLP.

«E porque a dimensão de um País também se mede pela pujança da sua língua e da sua cultura, e pela valorização da sua diáspora, empenhar-nos-emos na defesa e na promoção da língua e da cultura portuguesas, bem como na prestação de um efectivo apoio às comunidades de emigrantes e luso descendentes espalhadas pelo Mundo.»

Sem comentários: