14 março 2006

Holanda, para a semana que vem. Na comissão parlamentar, em São Bento

O debate da questão dos portugueses na Holanda, afinal, fica para a semana, na Comissão parlamentar de negócios Estranmgeiros e Comunidades Portuguesas (iniciativa de Luisa Mesquita, PCP).

  • O secretário de Estado António Braga parte para os Países Baixos nesta quarta-feira de onde regressa na sexta-feira. Tal como ontem NV disseram, parte bem acompanhado. Pelo que sabemos, vai ouvir, formular o problema e possivelmente concluir no terreno. Entretanto, bastante tempo perdido, mas é inútil chorar (ainda há quem insista em rir) sobre o leite derramado. Envolvendo pessoas em situação descrita como melindrosa e a carecerem de ajuda, a questão obviamente deve ser gerida com serenidade e eficácia. Mas também com seriedade.


  • Muito embora os diplomatas não devam trocar a trabalheira de telegramas sérios e de reportes com a encriptação da verdade por croquetes, isso não significa que não se deva ir aos locais onde, a pretexto de um bom pastelinho de bacalhau, se fica a saber da verdade mais depressa. Não é por aí que os parentes da diplomacia caiem na lama. Por ora, estamos optimistas em que António Braga regresse a Lisboa com bom desempenho. Estamos atentos e até já estamos quase esquecidos de uns disparates que, por fomentarem o pessimismo, como diria Sócrates, e bem, não são contra o governo mas contra o País. Pois, qual é o disparate, diplomático ou consular, que suscita optimismo? Nenhum.

    Sem comentários: