26 abril 2006

Diga-me quantos precisa...Dir-lhe-ei quantos o acompanharão

A olho. Depois do filme diplomático das exonerações, desmentidas recolocações e renomeações mentidas, agora, em comunicações pessoais para o Ministro, diversos chefes de missão terão de «qualificar» até final do mês, as respectivas Embaixadas visando a «futura reestruturação», segundo quatro níveis. A saber:

1 - Prioritárias
2 - Indispensáveis
3 - Necessárias
4 - Convenientes


Os embaixadores poderão pronunciar-se sobre a embaixada e até sobre o pessoal de ue podem vir a precisar, possivelmente sobre o pessoal a mais.

Até dia 30, os destinatários da missiva de DFA devem fazer propostas "sem ambição excessiva nem miserabilismos sobre quais as categorias e o número de pessoas que devem integrar o quadro ideal ...."

A ideia que preside a esta intenção do MNE é a de dotar de mais pessoal as representações 1 e 2 e... reduzir ao indispensável as 3 e 4.

Numa primeira avaliação, os critérios são manifestamente científicos, obedecendo pelos visto ao tal princípio de Arquimedes segundo o qual o prioritário que não seja necessário é igual à raiz quadrada do conveniente vezes o indispensável, ou, na matemática popular portuguesa, a olho.

Esta troca de "correspondência" faz-se através de Telegrama Pessoal ou de «Nota de Cifra pessoal para SEXA Ministro» o que exclui as comunicações da colecção que por norma segue ou deveria seguir sempre para o Presidente da República e para o Primeiro Ministro.

Tal como o venerando Embaixador Agapito costuma dizer, "há enguia debaixo da rocha".
O Briefing da Uma, marcado para as 13:00 (hora de Lisboa), vai centrar-se sobre como está o MNE em matéria de comunicações.

1 comentário:

Viver e deixar viver disse...

Encontrei este blog aquando duma busca do verbo dizer na forma dir-lhe-ei porque acho tão absurda a variação de "dizer" para "dir" que até estava na dúvida se seria assim mesmo que ele se conjuga no futuro!
Melhores cumprimentos,
Maria