04 abril 2006

Sócrates/Angola. Resumindo e concluindo

Visita/Angola/Relato/Poucos àpartes. Sócrates chega hoje ás 18.30 e oferece buffet para toda a comitiva que o acompanha a que se juntam diplomatas e funcionários da Embaixada e do Consulado-Geral em Luanda (às 20.30).

Amanhã (dia 5)- Sócrates é recebido por PR JES em audiência, e são assinados Acordos (há muito que falar). PM angolano "Nandó" oferece almoço a Sócrates. Depois seguem-se reuniöes sectoriais a nível ministerial. De seguida PM vai à Assembleia Nacional onde estará Roberto de Almeda à sua espera. Às 17.30 inauguracäo da exposicão "Portugal Novo" no renovado e modernizado Centro Cultural (a justificar nota especial). À noite, PR JES oferece jantar a Sócrates e comitiva restrita.

Dia 6 - Partida para a FILDA (a FIL angolana) para encontro de negócios, Sócrates e ministros angolanos fazem intervenções. De seguida, ala que väo para Benguela. Contactos com a Comunidade Portuguesa local e várias empresas portuguesas e entidades locais. Recepção à Comunidade. Uma vez regressado a Luanda, jantar oferecido por Sócrates à comitiva, sobretudo empresários portugueses segundo lista onde cabem uns e falham outros, há muitas reclamacões já, e outras mais se seguirão. É o embaixador XE que organiza (segundo NV sabem, Luis Patrão tem a ementa debaixo de olho, mas gabinete do PM secundariza "antenas do Martins da Cruz" assim se diz). Há quem esteja num estado lastimável de nervos.

Dia 7 - Visita à famosa...Escola Portuguesa! Famosa, porque em vias de conclusäo há 4 anos, desde que Durão Barroso esteve em Luanda como... PM! Depois de visitas a empresas, Sócrates estará de novo no Centro Cultural.. então para almejada conferência de imprensa. Uma vez concluida esta acção ou evento (como agora se diz), recepção algures à Comunidade Portuguesa radicada em Luanda. Fala-se em 3000, será posivel? NV não acreditam - os anúncios postados no Jornal de Angola pelo "nóvel" Cônsul, são diários... o que pelo andar da carruagem poderá levar aos 10 mil. E se, afinal como parece, serão só uns tantos os selecionados? Como vai reagir a dita Comunidade? Enfim, uma vez concluído o repasto, é o aeroporto e a partida ás 15:00. E, boa viagem de regresso, senhor primeiro-ministro.

Sem comentários: