Mal NV referiram a EUROGENDFOR. Logo, alguns pedidos para se relembrar que força é esta, que força é esta, amigo... Aqui vai, com a foto do comandante que, só por si, é uma força de interposição:
O Quartel-General Permanente, desta Força, está sedeado em Vicenza – Itália e integra representantes das cinco Forças de Segurança de natureza militar que constituem a EUROGENDFOR: Guarda Nacional Republicana (Portugal), Guardia Civil (Espanha), Gendarmerie Nationale (França), Arma dei Carabinieri (Itália) e Koninklijke Marechaussee (Holanda).
A EUROGENDFOR neste momento é comandada pelo Brigadeiro-General da Gendarmerie Nationale francesa, Gérard Deanaz.
A GNR, num quadro de rotação de posições-chave, é actualmente responsável pela área do planeamento, estando, ainda, representada na área das operações.
Trata-se de uma Força especialmente vocacionada para teatros exteriores, com capacidade para agir em todas as fases da gestão de uma crise, desde a intervenção militar até à transferência de responsabilidades para as autoridades civis locais ou para uma organização internacional. Com uma capacidade inicial de reacção rápida, com de cerca de 800 elementos, para actuar no prazo de 30 dias, poderá ver o seu efectivo aumentado em caso de necessidade. Para cada missão será constituída uma Força multinacional, com base nos contributos dos cinco países ou de parte deles. As operações da EUROGENDFOR estarão abertas à participação de países terceiros que disponham de capacidades policiais apropriadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário