Arrogância. É absolutamente lamentável que as autoridades angolanas tenham procedido, ontem, à prisão de cidadãos portugueses – temos a indicação de serem sete, mas podem ser mais de acordo com outra informação menos fidedigna - precisamente quando o Secretário de Estado António Braga começara a fase da visita de trabalho a Luanda , com MIREX, Ministério do Interior, etc… O caso é grave, pois as autoridades angolanas já sabiam, muito antes, da situação em que se encontravam aqueles cidadãos portugueses, mas vieram a proceder ao acto de prisão durante a estadia de António Braga. Porquê agora e assim?
A acusação aos portugueses é a de não terem as autorizações de permanência e documentação em ordem. Mas convém sublinhar que foram presos, ALGEMADOS, de uma forma humilhante, mal tratados e sabe-se lá de momento qual o destino e sobretudo o tratamento que irão ter. A prisão ocorreu na cidade de Viana, a cerca de 30 Km de Luanda. Se tais prisões fossem em Portugal e envolvessem angolanos era racismo, e caso a nossa PSP ou a nossa GNR tratassem angolanos como os portugueses foram tratados, aqui d'El Rei! Julgamos que nunca a PSP levaria ALGEMADOS angolanos eventualmente indocumentados ou com documentação irregular.
Desconhecemos, por ora, se embaixador, cônsul ou se mesmo o próprio SECP tem conhecimento deste acto de arrogância das autoridades angolanas, mas alguém deveria, e já, visitar os portugueses que foram presos, e por aqueles motivos – até ao momento não conhecemos outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário