António Carneiro Jacinto, nas gestões dos ministros António Monteiro e DFA, acumulou as funções de porta-voz do MNE com as de conselheiro de imprensa da Embaixada em Paris (recebendo em Lisboa como se estivesse em Paris). Na polémica exoneração de conselheiros em Fevereiro deste ano, aliás justificada publicamente para poupança orçamental, ACJ foi dado como um dos exonerados «a pedido do próprio» das funções virtuais em Paris, continuando porta-voz em Lisboa, havendo despacho posterior a formalizar o pelouro nas Necessidades sem prejuízo dos vencimentos e abonos de Paris no passado.
Num «Esclarecimento» do MNE (21 de Fevereiro, com o nº 031)do próprio ex-porta-voz, este garantia que,quanto a mexidas de conselheiros económicos «Saem todos os Conselheiros Económicos de Países onde exista uma Delegação do ICEP, incluindo, obviamente, Luanda, cujos delegados serão acreditados como Conselheiros Económicos junto das Embaixadas em Madrid, Londres, NUOI, Washington, Paris e Moscovo. O Quadro fica apenas com um Conselheiro em Nova Deli e outro em Caracas». E saíu o de Madrid.
Agora, será ACJ a ir para Madrid como conselheiro económico? O que é isto, se essa possibilidade for mesmo de ir para a frente? Não se justificando já qualquer coisa de Mário Soares, acordo com DFA? Prova cabal e documental de habilitação adequada?
Fiquemos por aqui.
Segundo o mais recente Anuário Diplomático,
embora de 2004 (Pág. 510)
JACINTO (António José da Graça Carneiro) – Nasceu em 7 de Setembro de 1951, em Lisboa; licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa; antigo jornalista; Administrador do ICEP Portugal; conselheiro de imprensa, na Embaixada em Washington (1995-1998); conselheiro de imprensa na Embaixada em Paris, em 5 de Julho de 2001.
Porta-voz do Primeiro-Ministro Mário Soares (1983-1985), Porta-voz do Presidente da República, Mário Soares (1986-1989); fundador da SIC-televisão; fundador da TSF – rádio jornal; redactor dos jornais “Diário de Lisboa” “Diário Popular” “O Jornal”. Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Sem comentários:
Enviar um comentário