Quatro eleitos. África do Sul (186 votos dos 192 possíveis), Bélgica (180 votos), Itália (186) e Indonésia (158) estão eleitos para o Conselho de Segurança - ganharam à primeira volta. Pretória rende a Tanzânia; Bruxelas e Roma tomam os assentos da Dinamarca e da Grécia, e Jacarta sucede ao Japão.
Resta por decidir, entre a Guatemala e a Venezuela, qual o Estado do Grupo da América e Caraíbas que tomará o lugar da Argentina, a partir de 1 de Janeiro de 2007. Para já, grande desaire para a diplomacia de Caracas que até ontem espalhou por toda a parte, cantando com engenho e arte, que aquilo era trigo limpo, cevada ao papo.
Na primeira volta, a Guatemala arrecadou 109 votos contra apenas 76 da Venezuela (mais 7 abstenções); numa segunda votação, a Guatemala subiu para 114 votos, a Venezuela baixou para 74 (4 abstenções); numa terceira volta, 116 para Guatemala e 70 para a Venezuela (5 abstenções), e numa quarta volta, a Guatemala recolheu 110 votos e a Venezuela 75 (6 abstenções).
Continua a luta renhida em Nova Iorque, com tendência para uma vitória da diplomacia guatemalteca. Curiosas abstenções...
Sem comentários:
Enviar um comentário