21 outubro 2006

Argumentário 15.27 Embaixadora da Turquia. Chipre, questão da ONU e não da UE?

Vá lá, DN. A Embaixadora da Turquia em Portugal (que obviamente tem nome, , pode-se ficar a julgar on line que não tenha) afirma em entrevista:

«Os cipriotas turcos aceitaram o plano [de reunificação] de Kofi Annan e permanecem isolados e os cipriotas gregos que disseram "não" juntaram-se à UE. O resultado do referendo de 24 de Abril de 2004 foi uma desilusão para todos. Então, no dia 26, o Conselho Europeu decidiu que devia acabar o isolamento [comercial] dos cipriotas turcos. Mas esse compromisso não foi cumprido até hoje. Há compromissos por cumprir de todos os lados, incluindo dos cipriotas gregos, cujo tratado de adesão à UE diz que uma solução justa para Chipre deve ser encontrada no quadro da ONU. Mas não é isso que eles estão a fazer. (...) E porquê? Porque estão na UE? Isto é um problema da ONU desde o início. Porquê mudar o actor?»

Zergun Koruturk, uma representação teatral, para além do actor, tem encenador, cenógrafo, carpinteiro de palco, contra-regra, por aí fora... e naturalmente, espectadores sem os quais, nada. A embaixadora percebe, até porque aderir à UE é aderir à UE na ONU.

Sem comentários: