24 outubro 2006

CPLP, cara renovada. Mas quanto à substância, os mesmos acidentes...

Enfim. Pois enfim, pelo menos o site da CPLP está renovado – apresentação mais cuidada, melhor arrumação, visual convenientemente discreto. Mas quanto a substância, porque a substância depende da actividade e da qualidade da acção, quanto a substância, vejam e concluam.

Então com aqueles «últimos documentos»! Alguém, incauto, até poderá pensar que serão mesmo os últimos documentos da CPLP e que esta ter-se-á finado com tais documentos. Mas, que alívio, são apenas os documentos mais recentes: um, já de meados de Agosto e requentado, é de quando o Conselho de Segurança ouviu o representante dos Oito sobre a questão de Timor-Leste, e o outro, mais recente (5 de Setembro), a dar conta de que o secretário executivo adjunto, José Tadeu Soares, tinha participado quatro dias antes no XXIX Instituto Rotário do Brasil, em Atibaia (São Paulo) e que visitou o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, anunciando-se que os rotários brasileiros vão entrar na CPLP como membros observadores, certamente para observarem se o Brasil faz mais que os outros...

Quem adoptou «uma resolução que apela» - E nesta cara renovada, aí está escrito na cara, que o Secretário Executivo da CPLP, Luís Fonseca, se reuniu (dia 20, sexta, em Paris) com outros secretários-gerais - Abdou Diouf, da Organisation internationale de la Francophonie, (a OIF, de que Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau-Bissau e São Tomé fazem parte); com Francisco Piñon, da Organización (sic) de Estados Iberoamericanos (afinal a OEI, de que o Brasil e Portugal fazem parte), e com Bernardino Osio, da «Unión Latina», sic (deverá ser a mesma União Latina de que Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Timor-Leste por sinal fazem parte…), e, ainda nisso estando presente também o Director-geral da Organização Árabe para a Educação, Cultura e Ciência, que deve ser Mongi Bousnina, mas não se nomeia. Pois, todas estas organizações, às quais uns tantos são os mesmos que pertencem às outras sem alguns outros como no carrossel oito que é homólogo do carrossel 24, o que é produziram? Segundo o comunicado da CPLP «adoptaram uma resolução que apela aos Estados membros da Unesco a ratificarem a Convenção sobre a protecção e promoção da diversidade de expressões culturais». E ficamos por aqui – adoptaram uma resolução que apela, ou, para simplificar, uma resolução-capela.

Sem comentários: