Missões diplomáticas com sites, são referenciadas em NV a partir de hoje.
O panorama não é brilhante. Apenas 32 das 77 missões diplomáticas sedeadas em Lisboa dispõem de páginas oficiais na internet. As embaixadas dos restantes 45, entre as quais as de Estados da UE (Áustria, Hungria, Irlanda e Luxemburgo entre outros países) ou outros relevantes para Portugal (Suíça, Noruega, Argentina, Ucrânia...), revelam-se relutantes a esse recurso cada vez mais insubstituível, quer para informação e apoio a nacionais, quer para projecção e afirmação das respectivas políticas externas. Na área lusófona, apenas as missões do Brasil e Angola têm visibilidade.
Notas Verbais, a partir de hoje, colocam links (coluna à direita) para as embaixadas permanentes na capital portuguesa com a indicação do nome do embaixador acreditado (basta colocar a seta dois segundos sobre o país para o nome do diplomata surgir em legenda). Em momento oportuno colocaremos links para páginas autónomas de consulados estrangeiros, embora constem nos sites dos respectivos países, como são os casos de Angola e Brasil.
Às missões sedeadas em Lisboa há que juntar mais 73 embaixadores acreditados mas residentes noutras capitais, o que perfaz um total de 150 Estados com relações diplomáticas directas com Portugal. Dessas missões sedeadas noutras capitais, apenas 20 dispõem de páginas oficiais, na generalidade sem qualquer referência a Portugal, por mínima que seja.
Sem comentários:
Enviar um comentário