27 fevereiro 2007

O Paraguai em dois dias. E em dois almoços

5 minutos. O MNE do Paraguai, Ruben Ramirez Lezcano (foto) desde ontem que está em Lisboa e a coisa até nem teria grande importância, ou teria a importância que tem, se o Paraguai, até final de Junho, não estivesse a exercer a presidência do Mercosul. Assim algumas expectativas poderiam depositar-se no encontro de Ruben Ramirez Lezcano, hoje, com Luís Amado, nas Necessidades, mas o encontro não excederá aparentemente 75 minutos, seguindo-se uns 15 minutos para declarações (televisões, façam o favor!) antes de um almoço protocolar no Palácio. Naqueles 75 minutos, segundo a nota oficial (sintomaticamente tardia), serão tratados cinco grandes ponto agendados:

  • análise das relações bilaterais (política, economia e cultura)
  • prioridades da presidência portuguesa da UE
  • relações UE-Paraguai
  • relações UE-Mercosul
  • relações UE-América Latina
Feitas as contas, 15 minutos para cada ponto, fora os cumprimentos, dispensas e privilégios, o que, esvaziando as expectativas, as faz depositar no almoço.

Lá para o meio da tarde, Ruben Ramirez Lezcano é recebido pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça e depois por Jaime Gama. E terminou.

E ontem? Ontem foi uma manhã inteira de Ruben Ramirez com empresários, a que se seguiu um encontro com Jorge Sampaio antes de um almoço oferecido pelo Grupo Espírito Santo, na sede do BES, ornando-se a tarde à conversa com o reitor da Universidade Técnica e uma conferência.

E é assim.

Sem comentários: