Posto A, sem dúvida. O pátio interior da Embaixada de Portugal em Tallinn fica muito aquém da vista dos gabinetes para os claustros e jardins das Necessidades, mas sabemos que por lá se trabalha como se fosse Posto A. Sabemos, sabemos. Sabemos que esta nova embaixada de Portugal foi erguida por uma pequenina mas valorosa e dedicada equipa de funcionários locais - tão pequenina que nem dará para "desatar ao biscoito".
- Mas a embaixada abriu e, também sabemos, foi equipada, com o apoio e o profissionalismo da DGA (nem sempre cai nódoa em bom pano). E em poucos meses de 2006, esta nova e pequena embaixada pode orgulhar-se de ter feito o que algumas grandes e disputadas embaixadas não conseguem fazer em dois, três anos – em Julho, foi uma "Semana de Portugal" com eventos destinados a dar a conhecer alguma coisa da cultura portuguesa e promover Portugal como destino turístico, antes mesmo de, em Setembro, haver inauguração formal por Manuel Lobo Antunes na visita oficial à Estónia...
- Em Outubro, foram concretizados Protocolos de Cooperação com as duas principais Universidades estónias para o ensino da Língua e da Cultura Portuguesas e, em Dezembro, não houve mãos a medir nos preparos da visita de trabalho a Lisboa do Primeiro Ministro estónio, Andrus Ansip.
- Há postos que são A, independentemente de serem classificados B, C ou como pátio interior da diplomacia portuguesa. A foto do pátio aqui está e é mesmo Posto A! Embaixadora Ana Paula Grade Zacarias, desculpe mais uma devassa.
Sem comentários:
Enviar um comentário