02 março 2007

Num «país europeu» há... um Embaixador Pantufas e um Cônsul Pantufas...

Sobre a Diplomacia das Pantufas. Naturalmente que pantufas nada têm a ver com o Embaixador em Brasília, antes pelo contrário! O caso é outro. Directamente dirigido ao Embaixador Seixas da Costa, foi muito recentemente colocado em Notas Formais um comentário de anónimo sobre intervenção pública do diplomata (Outubro de 2006) aí arquivado. Apesar de anónimo e de referir ocorrência não localizada (receio de represálias...) não foi difícil a NV verificar que o facto narrado é habitual nesse país da Europa onde a diplomacia portuguesa é uma diplomacia de pantufas, país que não se identifica porque, sendo tanta a diplomacia de pantufas por esse mundo fora, seria injusto que um pecador respondesse por todos. Vale a substância.

Pela oportunidade, aqui se recupera esse comentário. Corresponde à verdade.

Resposta: Zero!

"Admiro a forma como (o embaixador Seixas da Costa) defende as incursões de empresas Portuguesas no estrangeiro e como aparentemente se empenha pessoalmente no sucesso das mesmas, mas não concordo com a generalização dessa forma de actuar a toda a rede diplomática Portuguesa.

Há muito pouco tempo, participei na implementação de uma das maiores empresas portuguesas (por market cap.) numa capital Europeia e a participação, e apoio do Embaixador e mais precisamente do Cônsul foi o seguinte: Zero.

Ainda mais, estou hoje seguro que só conseguimos a sua presença na cerimónia de abertura do escritório, devido à organização de um jantar e cocktail caríssimo onde necessitámos da presença de um membro da administração para os senhores da diplomacia Portuguesa se sentirem entre os seus pares.

Não preciso a informação com medo de represálias, mas se de facto se interessa por defender a atitude de apoio aos agentes económicos Portugueses no estrangeiro por parte da diplomacia, a diplomacia económica é mesmo necessária, e não se ria, porque se ela já existe no Brasil, seguramente não existe neste Pais da Europa.

Sem comentários: