- Pamplona, Espanha, 15 Mar (Lusa) - Uma operação da Guarda Civil espanhola em várias localidades de Navarra libertou "de um regime de escravatura encoberta" 91 trabalhadores, a maioria portugueses, e deteve 17 exploradores dos operários, 13 dos quais portugueses.
Fonte policial confirmou à agência Lusa que a operação, de nome código "Lusa", foi conduzida ao longo dos últimos meses, contando com o apoio de cidadãos da região, sendo descrita como "a maior acção policial de sempre em Navarra contra a exploração laboral".
Entre os 91 trabalhadores contam-se, além dos portugueses, oito espanhóis, dois angolanos, um moçambicano e um polaco, descritos como "pessoas com profunda marginalização social e uma cultura reduzida".
Além de não receber os seus salários, os trabalhadores "viviam em condições penosas", sendo obrigados a ter, por exemplo, que fazer as suas necessidades fisiológicas na via pública porque as residências disponibilizadas pelos intermediários "não tinham condições".
Como é que o ministro Pinho, modelo de cônsul honorário na região da China, não há-de ter tanta razão como você, conselheiro Ruela? Você ainda vai a ministro.
Sem comentários:
Enviar um comentário