17 maio 2007

Dos Notadores. Sobre Amado e UE

De A.S.
    "
    O essencial do que diz o Ministro Amado é também a opinião já expressa por Seixas da Costa que a negociação do novo Tratado deve ser feita a partir do texto do antigo. Até aí tudo bem.

    A questão essencial é saber se Portugal está disposto a aceitar uma proposta de mini-tratado limitado às questões institucionais como pretendem os Grandes dentro da UE ou se está disposto a liderar um grupo de médios e pequenos países, como aconteceu na negociação do Tratado de Nice, de forma a que haja um equilíbrio entre os interesses dos Grandes e dos Pequenos Países.

    A comunitarização de certos sectores é essencial, a criação de um Senado com igual representação dos Estados Membros é uma garantia em que devíamos insistir antes de abrir mão das decisões por unanimidade no Conselho. Sobre se haverá referendo ou não já muito se falou, provavelmente para escamotear as questões que são verdadeiramente importantes! Gostaríamos que o Ministro Amado fizesse o seu primeiro "discurso de substância” sobre o que pensa sobre a Europa e os interesses de Portugal na UE.

Sem comentários: