14 julho 2007

Angola. A prisão do general Miala

    A prisão do general Fernando Garcia Miala, antigo chefe dos Serviços de Inteligência Externa de Angola, que significará?
As descrições ou interpretações do caso, provenientes de Angola, são as mais díspares, mas chamou-nos particularmente a atenção o que Luís Costa observa na Multipress/Visão Angolana:
"
Miala que já foi um dos homens de mais confiança de José Eduardo dos Santos, caiu em desgraça a 24 de Fevereiro do ano passado, após o brigadeiro Gilberto Veríssimo, também oficial dos SIE ter comunicado ao chefe da Casa Militar, general Helder Vieira Dias, que Ferraz António, Miguel Francisco André e outros oficias de menor grau tinham feito alusão à tomada de . A conversa teria sido mais uma tertúlia igual a outras, onde segundo os resultados da sindicância com frequência, a pessoa do presidente da República era alvo de actos de desrespeito.

A sindicância instaurada pelo Presidente concluiu entre outras coisas, que Miala tinha transformado os SIE num instrumento pessoal desrespeitando a lei, e as ordens do José Eduardo dos Santos. Miala foi igualmente acusado de interferir nas missões da escolta do chefe de estado, de efectuar escutas não autorizadas e de se envolver em relações promíscuas com determinados membros da comunicação social.
O que se destaca a negrito, é coisa cifrada ou ocasional gralha?

Sem comentários: